|

Notícias

Notícias em destaque
6
maio

Vitória Comemora nesta terça-feira, 171 anos de emancipação

Nesta terça-feira, dia 6 de maio, Vitória de Santo Antão estará comemorando mais um aniversário de sua elevação de “vila”, condição que lhe foi imposta pelo alvará Régio de 27 de Julho de 1811, assinado pelo então Príncipe Regente D. João, para “cidade” quando em 06 de maio de 1843 o então presidente da república, Barão da Boa Vista, sancionou a Lei Provincial Nº 113 criando a “Cidade da Vitória”, em homenagem à Batalha ganha pelos Pernambucanos sobre os Holandeses no Monte das Tabocas.

Este nome, porém, não permaneceu devido à existência de um Decreto-Lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional. Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº 952.

Administrativamente é formada pelos distritos sede e Pirituba e pelos povoados de Cidade de Deus, Engenho Cachoeirinha e Engenho Pitú. Anualmente, no dia 06 de maio Vitória de Santo Antão comemora sua emancipação política.

171 anos se passaram e Vitória de Santo Antão se tornou um dos mais importantes e promissores municípios do Estado. Com uma cadeia produtiva das mais variadas, solo fértil e povo hospitaleiro o município tem sido destaque na região como um dos mais importantes destinos de investimentos do Nordeste, o que torna a nossa cidade um centro de compras, industrial, saúde, educação e produção agrícola.

E, a FAINTVSA parabeniza este solo por mais um aniversário de emancipação, já que a instituição é uma das faculdades que integra opólo de produção de conhecimento, que contribuíram para Vitória de Santo Antão não ser apenas conhecida como produtora de “cachaça”, mas produtora de conhecimentos acadêmicos.