|

Notícias

Notícias em destaque
14
nov

Professores do CAMB participam do IX CONNEPI

Com a ideia de divulgar atividades realizadas na sala de aula, nas matérias de Língua Portuguesa, Inglês e Ciências, com alunos do Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação Bel. Mário Bezerra da Silva – CAMB, os professores Pedro Ramalho Neto e Adélia Patrícia Vieira Campelo apresentaram dois projetos no IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação 2014, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de novembro.

Com periodicidade anual, o evento é um espaço de difusão do conhecimento. O Connepi é uma promoção da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec/MEC) e, neste ano, foi organizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O evento reuniu, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Av. Jerônimo de Albuquerque, Bairro Cohafuma, São Luis-MA, profissionais, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento. Durante o Connepi foram apresentados projetos acadêmicos nos formatos de comunicação oral, pôsteres, mesas redondas, exposições, minicursos e palestras de importantes pesquisadores do país.

Dentre os projetos apresentados estavam os elaborados pelos professores Pedro Ramalho e Adélia Patrícia, com os temas “Vivenciando e Compartilhando a Língua Inglesa a partir da Pesquisa e Inovação Tecnológica no Colégio de Aplicação Bel. Mário Bezerra da Silva” e “Construindo Jogos Didático-Pedagógicos como Ferramenta para as Aulas de Ciências e Português na Escola e na Web”.

Os projetos consistiam em divulgar as ideias dos alunos, ao longo de sete meses, pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º do ensino médio, com o intuito de atingir a comunidade escolar como um todo.

Inclusive, os alunos decidiram criar um blog intitulado Uma Good Idea (umagoodidea.blogspot.com.br) onde pode ser encontrado alguns dos trabalhos elaborados em sala de aula.

Os alunos do 8º ano criaram jogos com o corpo humano, como conteúdo, utilizando os aprendizados das aulas de Ciências e criaram as regras baseados nas aulas de Português.

Esse congresso já foi palco, em 2013, de outros projetos dos professores Pedro Ramalho e Adélia Patrícia com vivências na sala de aula com outras turmas do CAMB.

“Eu me sinto bem, pois observo o crescimento intelectual do aluno, observo o mesmo tornando-se protagonista.”, ressalta o professor Pedro Ramalho.

 

Priscylla Ingrend | DCM