|

Notícias

Notícias em destaque
2
abr

Professor do curso de Letras da Faintvisa lança seu sexto livro

Recifense, mestre em Linguística pela UFPB, doutorando pela UNR (Univerdade Nacional de Rosario – Argentina), pesquisador na área de linguística e professor do Dep.de Letras e da Pós-graduação na Faintvisa e escritor. Marcos Soares do Nascimento lança neste ano de 2014 seu sexto livro: Español –  Interatividad, pela editora Construir.
 
O mestre tem como inspiração o escritor João Cabral de Melo Neto, o qual foi seu objeto de estudo em sua defesa de mestrado, intitulada ‘DE RIOS E MORTES: Uma recorrência das imagens dos rios e da morte em uma obra de  João Cabral de Melo Neto’, uma dissertação que propõe uma leitura bakhtiniana de Morte e Vida Severina e Cão sem Plumas – João Cabral de Melo Neto salientando os elementos rio e morte, recorrentes do auto.
 
Sobre sua primeira obra publicada ?Dialética das paixões?, de 2007, ele conta toda a dificuldade por justamente ser o seu carro chefe. E até brinca “cada vez que o leio novamente, vejo quão ruim ele é”. Ele também menciona o quão difícil é publicar e vender uma obra literária no Brasil.
 
Como professor Faintvisa, ele já completou três anos de história, e a ideia de confeccionar três de seus livros com os alunos, surgiu justamente da necessidade de por em prática o que o sistema acadêmico é projetado para fazer, ou seja, formar bons pensadores e formadores de opiniões. E, também por em prática a interação entre professor e aluno. “Essa produção sempre foi uma preocupação minha”, ressalva.
 
Quando perguntando sobre o que representa estas obras escritas com o corpo docente, a resposta vem sem demagogias. ” A publicação individual é um mérito, mas a publicação coletiva ela é a realização de um trabalho que tem um início, um meio e um propósito final. Então por isso a ideia de publicar essas pesquisas com os alunos”, conclui.
 
Na sala de aula os alunos o considaram um profissional com excelente bagagem, e que também é um exímel aguçador de produções. Definido como um professor objetivo e cativante, eles fazem questão de lembrar o quanto tentam aplicar o que aprendem nas aulas de Linguística, no dia a dia com os alunos dos ensinos fundamental e médio. 
 
O professor também é autor dos títulos ?Dialética das paixões?, lançado em 2007, ?!Acércate! al mundo hispânico?, de 2007, “Prágmática : compreendensão e violação das máximas conversacionais em gêneros textuais diversificados, de 2010” e, Sociolinguística : Estudo da Variação nas músicas de Luiz Gonzaga, de 2012.