|

Notícias

Notícias em destaque
26
mar

Professor da Faintvisa defende tese de Doutorado com êxito

O professor Paulo Raphael Pires Feldhues, da Faintvisa, defendeu com êxito a tese de seu doutorado em História, intitulado "A Confederação Nacional da Indústria e o nordeste brasileiro: o desenvolvimentismo nas páginas de "Desenvolvimento e Conjuntura" (1957-1964)"
 
O título de doutor, válido no Brasil, foi defendido na Universidade de Brasília -Instituição de Ciências Humanas, no Programa de Pós-Graduação em História.
 
A Tese situa-se no campo da História das Ideias Econômicas. Nela pode ser analisado o lugar do Nordeste brasileiro no pensamento desenvolvimentista formulado nos quadros da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo como recorte cronológico o período compreendido entre os anos de 1957 a 1964. 
 
A Tese buscou elucidar se a CNI formulou um projeto específico de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro. Procurou-se esclarecer de que forma os quadros da CNI encararam a questão da baixa renda per capita nordestina, um óbice ao se elaborar um projeto de incorporação da região ao mercado interno.
 
A apresentação da tese teve com linha de pesquisa o Poder, as Instituições e a Sociedade, e foi orientada pelo professor Doutor Francisco Doratioto.
 
A banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. Francisco Doratioto (orientador); Dr. Clodoaldo Bueno (Programa de Pós-Graduação em San Tiago Dantas – UNESP/UNICAMP/PUC-SP); Dr. Luiz Paulo Ferreira Nogueról (Departamento de História – UnB); Drª. Tânia Maria Pechir Gomes Manzur (Instituto de Relações Internacionais – UnB); Drª. Teresa Cristina de Novaes Marques (Departamento de História – UnB) e pela Drª. Ione de Fátima Oliveira (Departamento de História – UnB).