|

Notícias

Notícias em destaque
31
out

Outubro Rosa é lembrando pelos alunos de Enfermagem FAINTVISA

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Pensando nisso, a turma do 8º Período B do curso de Enfermagem, organizou, junto com a professora de Saúde da Mulher, Julyana Viegas um evento de conscientização desta doença, que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde.

Cerca de 45 alunos se mobilizaram alertando, inclusive, sobre o risco da doença também em homens que atingem um percentualde1% dos casos.

Panfletagem, distribuição dos laços rosas que são o símbolo da camapnha, orientação de auto exame, e visitação de salas aulas e coordenações com as orientações sobre o tema foram as atividades proporcionadas pelo curso de Enfermagem.

O público interno, formado por alunos e funcionários foi bastante receptivo, principalmente os homens, onde muitos desconheciam a existência do câncer de mama no sexo masculino.

Este foi o primeiro evento com esta temática na FAINTVISA, e foi preciso uma mobilização de três semanas para que tudo saísse como o planejado. Com o sucesso desse primeiro evento, a turma de Enfermagem já pensa no mês de novembro 2014, onde se comemora o Novembro Azul, que enfatiza a luta contra o câncer de próstata.

A professora Julyana Viegas se sentiu lisonjeada com o convite dos alunos por escolhê-la como coordenadora do evento.

 

Priscylla Ingrend | DCM