|

NUPeq – Grupos de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISAS MOLECULARES E BIOINFORMÁTICA DE FUNGOS DE INTERESSE INDUSTRIAL DAS FAINTVISA (FAINTGEN/NUPEQ)
Líderes: Prof. Dr. Pierre T Felix e Prof. Dr. Alexandre Libanio

Objetivo: Desenvolver métodos para estudos de modelagem molecular e predição de proteínas de interesse industrial a partir de estudos in silico e de suas características bioquímicas.

Projetos em andamento:

1 – ANÁLISE GENÉTICO-POPULACIONAL DE SEQUÊNCIAS DO GENE DO CITOCROMO P450 (CYP450) IMPLICADO NA RESISTÊNCIA NATURAL A AGENTES FARMOCOQUÍMICOS EM Aedes aegypti.

2 – PRODUÇÃO, EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS A PARTIR DE COGUMELOS COMESTÍVEIS E MEDICINAIS.

3 – CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS ISOLADAS A PARTIR DE UMA ASSOCIAÇÃO LIQUÊNICA COMERCIAL MycoAlgae PLUS® E DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MULTIALGORITIMICA PARA AVALIAÇÃO DE SEUS

 

GRUPO DE ESTUDO EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (GESAE/NUPEQ)
Líderes: Prof. MSc. Julyana Viegas Campos e Prof. MSc. Soraia Lins de Arruda Costa

Objetivo: Discutir esta temática que tem relevância ímpar para a assistência de enfermagem, instrumentalizar os alunos e capacita-los para desenvolverem pesquisa e consequentemente produção de artigos que compreendam a SAE.

Projetos em andamento:

1 – PREVALÊNCIA DE MICRORGANISMOS PATÔGÊNICOS NO EXAME DO PAPANICOLAOUDE UM CENTRO DE ESPECIALIDADES EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

2 – PERFIL DE ADOLESCENTES E JOVENS EXPOSTOS AO USO DE DROGAS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLAA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E SUA CORRELAÇÃO COM O TABAGISMO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO: COM ÊNFASE NAS CIDADES DE PASSIRA E SURUBIM

 

GRUPO DE PESQUISA EM VIOLÊNCIA URBANA E CIDADANIA (GVUC/NUPEQ)
Líderes: Prof. Drª Vívian Silva e Prof. MSc. Verônica Cavalcante de Araújo Campos

Objetivo: Atividades de pesquisa e formação dirigidas para o campo de Criminalidade e Violência, Organizações Policiais e Sistema de Justiça Criminal, Cidadania e Direitos Humanos o GVUC representa a possibilidade de produção de pesquisa teórica e aplicada sobre a temática da violência em Recife e Vitória de Santo Antão.

Projetos em andamento:

1 – COMO AS ESCOLAS PODEM GARANTIR A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO POLÍTICA PÚBLICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA PROBLEMAS ATUAIS COMO O BULLYING E CYBERBULLYING? UMA
ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DO GUIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

2 – OS SABERES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE VIOLÊNCIA, A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS CAMPOS DA SOCIOLOGIA E DA PSICOLOGIA.

GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM ENFERMAGEM DA FAINTVISA (GEP-FAINT)                                                                         Líderes: Prof. Dra. Andrea dos Santos Lima e Prof. Maria Stella Amorim Lima

Objetivo: Desenvolver atividades de pesquisa e extensão direcionadas às áreas de Enfermagem Geral, Enfermagem em Saúde da Mulher, Emergência e cuidados críticos em Enfermagem, Nutrição, Saúde Pública, Gestão e Planejamento de Saúde e Práticas integrativas e complementares em saúde.

Projeto em andamento:

MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM RESPOSTA À PREENSÃO MANUAL EM MULHERES APÓS A MENOPAUSA.

 

GRUPO DE PESQUISA EM CARDIOLOGIA (GPCARDIO/NUPEQ)
Líderes: Prof. Dr. Fabio José Fidelis Almeida e Profa. MsC. Ana Cecilia Amorim de Souza

Objetivo: Atividades de pesquisa e verificação da funcionalidade cardíaca em situações fisiológica e patológica, sendo analisada através da modulação autonômica cardíaca, onde esta ligada diretamente a integridade do sistema nervoso autônomo que controla parcialmente a função cardíaca. O GPCardio representa a possibilidade de produção de pesquisa teórica e prática aplicada sobre a temática da verificação da frequência cardíaca. O GPCardio representa uma possibilidade de prognóstico sobre patologias cardiovasculares que envolvem os cursos de enfermagem e fisioterapia da FAINTVISA.

Projetos em andamento:

PROJETO 1:
MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM RESPOSTA À PREENSÃO MANUAL EM MULHERES APÓS MENOPAUSA.
Objetivo Geral: Verificar os efeitos da atividade física em idosas através do teste de handgrip sobre os índices lineares e não lineares da variabilidade da frequência cardíaca.

PROJETO 2: RESPOSTAS CARDIOVASCULARES À MUDANÇA POSTURAL DE UNIVERSITÁRIOS APÓS TESTE DE SOBRECARGA MENTAL
Objetivo Geral: Verificar os efeitos da mudança postural sobre os índices lineares e não lineares da variabilidade da frequência cardíaca.

PROJETO 3: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO CIGARRO SOBRE A REGULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM COMUNIDADE ACADÊMICA DE FACULDADE PRIVADA.
Objetivo Geral: Verificar a modulação autonômica cardíaca em fumantes de cominidade acadêmica através dos índices lineares e não lineares.

PROJETO 4: ANÁLISE DOS EFEITOS DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA EM ADOLESCENTES SOBRE A REGULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DURANTE E APÓS O TESTE ARITMÉTICO.
Objetivo Geral: Verificar a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) em adolescentes com IMC elevado e normal  sobre os índices lineares e não lineares.

PROJETO 5: A INFLUÊNCIA DA TURBERCULOSE NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA
Objetivo Geral: Verificar os efeitos da tuberculose após alta medicamentosa sobre os índices lineares e não lineares da variabilidade da frequência cardíaca;

PROJETO 6
: VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM JOVENS ATIVOS QUE PRATICAM EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE
Objetivo Geral: Verificar a ação do exercício físico de alta intensidade sobre os índices lineares e não lineares da variabilidade da frequência cardíaca.