|

NAE | Núcleo de Apoio

NAE | Núcleo de Apoio ao Estudante


São muitos os desafios, no campo da educação, a serem superados pelas universidades, instituições de ensino superior e pela sociedade em geral. Dentre eles, talvez o maior seja elevar o número de ingressantes no nível superior de ensino com a qualidade esperada pela sociedade e regimentada pelos documentos oficiais que regulam a educação em nosso país.

Com a instituição do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Lei 10.172) o governo estabeleceu as diretrizes e metas a serem alcançadas até o ano de 2010. É considerando este cenário que a FAINTVISA – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – PE, em sua busca incansável pela qualidade educacional que oferece para seus alunos e comunidade, cria o NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante da FAINTVISA, com o objetivo maior de apoiar todos os estudantes da Instituição no que concerne aos seguintes aspectos:
I) apoio psicopedagógico – atuando sobre os fenômenos afetivos, interacionais e pedagógicos, buscando promover a reflexão e o debate acerca das necessidades didático-pedagógicas do aluno e sua inserção satisfatória no âmbito acadêmico e na realidade da qual faz parte;
II) nivelamento acadêmico – objetivando contribuir para a superação das dificuldades pedagógicas e intelectuais encontradas na academia, que são oriundas de práticas educacionais insuficientes no Ensino Médio, contemplando conteúdos de disciplinas que compõem o Ciclo Básico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da FAINTVISA;
III) programa ¨Você na Faculdade¨ que possibilita um intercâmbio de conhecimentos entre alunos da Instituição, funcionando como Laboratório de Ensino, e alunos que desejam ingressar no ensino superior, através de orientações didático-pedagógicas contemplando conteúdos que são exigidos nos processos seletivos de Vestibulares da região;
IV) apoio às atividades artístico-culturais e esportivas, incentivando e descobrindo talentos com vistas à formação integral do educando, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB; entre outros.

Ainda mais, considerando o princípio educacional de que a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades se dão por meio da parceria entre os agentes do processo, o NAE procurará englobar também propostas apresentadas e defendidas por alunos que tenham como meta o fortalecimento dos nossos objetivos gerais e estejam de acordo com a nossa proposta, salvaguardando as possibilidades de realização e a pertinência do projeto.

Objetivos Gerais


Atuar como elo entre a Instituição e seus alunos, prestando atendimento personalizado e buscando contribuir para a solução de problemas, entre eles os que possam levar a trancamento, transferências, cancelamentos e abandonos de cursos. Contribuir para uma formação emocional equilibrada do estudante, visando a sua qualificação profissional, viabilizando e promovendo alternativas de incentivo às iniciativas acadêmicas e científicas. Conscientizando o estudante FAINTVISA do importante papel social que deve desempenhar, com vistas à construção da cidadania plena. Assegurando a interação entre a Instituição FAINTVISA e seus estudantes com vistas à formação contínua e aos processos de autoavaliação que resultarão em indicativos de pontos cujos ajustes possam ser necessários e emergentes, por meio de um contato mais direto e eficaz entre os corpos administrativo, docente e discente da IES.

Objetivos Específicos


• Apoiar o estudante no campo psicopedagógico, oferecendo-lhe a oportunidade de reflexão acerca das necessidades didático-pedagógicas, individual e grupal, por meio de encontros sistematicamente organizados e pelo acompanhamento de suas atividades por um profissional competente, pelo período julgado necessário;
• Desenvolver atividades didático-pedagógicas de nivelamento para estudantes dos períodos iniciais que apresentarem dificuldades no acompanhamento dos conteúdos constantes nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado;
• Despertar o estudante para as práticas esportivas e culturais dentro do ambiente acadêmico através de uma visão holística da sua formação.

Horário de Atendimento da Coordenação do Nae


DIA ATIVIDADE TURNO ENTRADA SAÍDA
SEGUNDA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H30/19H 18H30/22H
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H30/19H 18H30/22H
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO

Secretária

Tatiane Divanete Batista Rocha é a atual secretária do NAE. Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Horário de Funcionamento do Nae


DIA ATIVIDADE TURNO ENTRADA SAÍDA
SEGUNDA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H/18H40 16H40/22H
TERÇA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H/18H40 16H40/22H
QUARTA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H/18H40 16H40/22H
QUINTA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H/18H40 16H40/22H
SEXTA-FEIRA ATENDIMENTO TARDE/NOITE 13H/18H40 16H40/22H
SÁBADO ATENDIMENTO MANHÃ 8H 12H

Apresentação dos Programas do NAE


PROGRAMA DE APOIO A ESTÁGIOS
Objetiva apoiar o estudante FAINTVISA em aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem reveladas que tenham origem em questões psicológicas e/ou interpessoais.

PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO
Objetiva a geração de apoios financeiros aos estudantes, no que diz respeito a bolsas parcial e/ou integral em seus cursos, bem como a incentivos à participação em eventos e à publicação de material, além de outros desta natureza, salvaguardando os limites do fomento próprio e as adequabilidades previstas em Regimento.
Coordenação: Maria Aparecida Malheiros.

PROGRAMA DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
Objetiva apoiar o estudante FAINTVISA em aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem reveladas que tenham origem em questões psicológicas e/ou interpessoais.
Coordenação: Profª. Maria Zélia Barros de Menezes Leite.

Horário de Atendimento


TURNO SEGUNDA-FEIRA SEXTA-FEIRA
TARDE TEREZA VERÔNICA DOS SANTOS GLAUDSTON CORDEIRO DE LIMA

 

PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL
Objetiva apoiar, motivar e oportunizar as ações artístico-culturais da Instituição com vistas à promoção de espaços para a integração destas práticas sociais que fortalecem e ampliam os conhecimentos, priorizando à diversidade cultural e artística de nossa região, através dos seus recursos humanos.
Coordenação: Profª. Gilberlande Pereira dos Santos
Obs.: Esse programa vem desenvolvendo várias ações culturais e artísticas.

PROGRAMA DE NIVELAMENTO
Objetiva promover uma relação mais propícia entre a demanda do mercado e as possibilidades de inserção dos discentes nele, bem como reafirmar a busca constante da qualidade do ensino oferecido pela Instituição e o seu devido acompanhamento por parte dos ingressantes.
Coordenação: Profª. Teresa Amélia B. S. Oliveira.

PROGRAMA DE OUVIDORIA
Objetiva atuar como elo entre a Instituição e os alunos da Graduação e Pós-Graduação, com vistas a qualificar ainda mais, a comunicação interna entre os diversos setores institucionais e o corpo discente. Funciona de forma presencial e on-line.
Coordenação: Profª. Teresa Amélia B. S. Oliveira e Antonio Arnaldo da Silva.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Objetiva apoiar, motivar, promover e assistir através de ações e doações, entidades e comunidades carentes da nossa região, como também, oportunizar práticas sociais que ampliam os conhecimentos dos discentes da FAINTVISA e da comunidade do entorno.
Coordenação: Profª. Gilberlande Pereira dos Santos e Profª. Teresa Amélia B. S. Oliveira.

PROGRAMA “VOCÊ NA FACULDADE”
Objetiva oferecer à comunidade de alunos oriundos de Escolas Públicas um Curso Preparatório para o Vestibular, com aulas ministradas por alunos e/ou professores da FAINTVISA em suas dependências.
Coordenação: Profª. Teresa Amélia B. S. Oliveira.