|

Notícias

Notícias em destaque
27
maio

Hoje se comemora no Brasil o Dia do Serviço de Saúde do Exército

Hoje é comemorado o Dia do Serviço de Saúde do Exército, órgão responsável pela assistência médica aos membros do exército e os seus dependentes. Esse serviço é composto de diferentes áreas da saúde: médicos, veterinários, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.
 
Este dia foi escolhido em homenagem ao General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu na mesma data, em 1836. O general estudou medicina e, ainda quando estudante, prestou socorro à população durante a epidemia de cólera que assolou o Rio de Janeiro em 1855. Nesta época, ele foi homenageado pelo Imperador Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa.
 
Após atuar como médico, ele ingressou no Exército Brasileiro, no Serviço de Saúde como Tenente-Cirurgião. Assim, participou de várias ajudas médicas durante as Guerras do Uruguai e a Guerra da Tríplice Aliança, além de outras Batalhas. Devido ao seu talentoso trabalho nessas e em outras ocasiões, foi homenageado como Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.
 
Atualmente, o Serviço de Saúde do Exército passa por reestruturação e modernização, em busca de se adequar às novas tecnologias. Com ajuda do Programa de Capacitação do Serviço de Saúde, os profissionais da saúde que atuam para o exército e suas famílias estão em constante melhoria.
 
A FAINTVISA deseja os parabéns  a todos os estudantes de Saúde e futuros profissionais do Serviço de Saúde do Exército pelo talento e coragem!