|

Notícias

Notícias em destaque
15
abr

FarmaFaint lança campanha ‘Descarte Conciente’

No começo de Maio de 2014, a FarmaFaint, farmácia escola da Faintvisa passou a recolher, em sua unidade, medicamentos vencidos. Estes medicamentos podem ser levados até os farmacêuticos da FarmaFaint por todos os vitorienses, de segunda à sexta-feira, do horário das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h.
 
A FarmaFaint tem a capacidade de recolher até 1/2 kg por mês, após este recolhimento o material é levado por uma empresa especializada no descarte deste tipo de resíduo, considerado perigoso.
 
Nas estações de descartes, há espaços separados para todos os tipos de remédios: comprimidos, líquidos e pomadas.
 
Segundo dados da BHS (Brasil Health Service), cerca de 90% da população descarta medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no lixo, o que gera contaminação da água e do solo. A ANVISA estima que, por ano, a população produza em torno de cinco mil a 34 mil toneladas de resíduos em forma de remédios.
 
Um outro risco é o contato de crianças com os remédios. Nos lixões, elas podem confundir comprimidos com doces ou balas. Mesmo em casa, medicamentos armazenados incorretamente podem ser ingeridos pelos pequenos. Esta é a principal causa de intoxicação infantil.