|

Notícias

Notícias em destaque
19
out

FAINTVISA reafirma compromisso com comunidades e instituições Vitorienses

No último sábado, 17/10, a FAINTVISA realizou mais um grande evento dentro do seu calendário de ações em prol das comunidades e instituições (Águas Brancas, Dois Terreiros, Pitada, Cajá, Comunidade Católica do Pe. Fábio, Pastoral da Criança e do Idoso, Casa de Acolhimento Instituto Vitória Humana, Ong Gapes, Casa dos Pobres e Lar São Francisco de) do município da Vitória de Santo Antão.

O evento reafirmou o compromisso da instituição de oferecer através dos estudantes e do corpo docente, formação por meio de minicursos e oficina, dentre eles: orientação sobre educação, direito do idoso, assistência social (corte de cabelo, design de unhas e maquiagem), palestra sobre profissões, workshop em atendimento de primeiros socorros, prevenção sobre dengue, palestra sobre a lei Maria da Penha, doação de sangue, aferição de pressão arterial e teste de glicose, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, assistência odontológica, emissão de documentos e apresentações culturais, além de proporcionar às crianças da comunidade um espaço lúdico (oficina de artesanato, pintura infantil, contos de história e ações recreativas), etc.

A ação teve a parceria da Prefeitura Municipal da Vitória (Sec. De Saúde e de Ação Social), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, do Instituto de Hematologia do Nordeste – IHENE e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

A Coordenadora Geral de Graduação da FAINTVISA, Profª Ms. Gilberlande Pereira destacou a importância do evento, sobretudo por estar trabalhando especificamente com as comunidades do entorno da instituição. “Neste ano em especial nos estamos adotando as comunidades do entorno da FAINTVISA, com o objetivo de nos tornar mais presente nessa comunidade que nos acolhe e nos valoriza”.

“A FAINTVISA tem uma meta dentro do seu processo de ensino e aprendizagem, que é construir um cidadão para o futuro com uma cidadania plena de direitos e responsabilidade. Então dentro dessa proposta nós temos a responsabilidade social a cuidar de quem mais precisa. Nessa mesma perspectiva, o dia de responsabilidade social é o dia que culmina todas as ações pedagógicas realizadas em sala de aula e em todos os nossos núcleos (saúde, humanas, sociais aplicadas, engenharias e exatas), com projetos extensionistas junto com nossos parceiros externos, que vem pra cá nos ajudar a fazer uma sociedade qualitativa e mais humana. Pois o dia da responsabilidade social é o dia em que professores, coordenadores, estudantes, diretoria e todo pessoal técnico administrativo se veste de fraternidade e solidariedade e damos um pouco do que construímos ao longo de todo ano para nossa sociedade”, declarou a Profª Gilberlande.