|

Notícias

Notícias em destaque
15
ago

FAINTVISA prepara programação para o Dia do Historiador

No dia 19 de agosto comemora-se o dia do Historiador. Para comemorar, a FAINTVISA, junto à coordenação do curso de História, irá proporcionar aos alunos a Palestra “As Ligas Camponesas e o papel de Francisco Julião”. A palestra será ministrada no mesmo dia 19 de agosto, às 19h, no Anfiteatro da FAINTVISA. O expositor convidado é o sociólogo Anatólio Julião.
 
A proposta de homenagear os historiadores é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos políticos mais capacitados para falar de educação neste país. Inicialmente, a data escolhida foi o dia 12 de setembro. Mas ai, foi proposta uma emenda, aprovada pela comissão, que alterava a data para 19 de agosto. Isso tudo foi registrado na LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. 
 
O objetivo era aproveitar a data para homenagear Joaquim Nabuco, que nasceu no dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, para quem gosta de História do Brasil, foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e também Historiador.