|

Notícias

Notícias em destaque
19
abr

FAINTVISA marca presença em Audiência Pública sobre a escassez de água

No início deste mês, na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão, foi realizada a primeira Audiência Pública sobre a escassez de água na cidade. O evento busca entender o porquê da falta d’ água por um período de tempo tão longo.

Para a solenidade compareceram políticos, líderes comunitários, técnicos da Compesa, do CPRH e da comunidade acadêmica. A FAINTVISA marcou presença e estava representada pela professora e mestra Jeannine Maria Alves e o jornalista Antônio Augusto.

O Município de Vitória de Santo Antão encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe, com vários afluentes e tem como corpo de acumulação a Barragem Tapacurá, havendo na região 73 pontos d’água, sendo 32 fontes naturais, 07 poços escavados e 34 poços tubulares, segundo dados informados pelo CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial ( 2005).

A água é um direito de todos e a sua falta por um grande período tempo é devida, principalmente às ações antrópicas causadas no ambiente, levando a consequências graves para todos os seres vivos do planeta.

O Município, através de seus pesquisadores e dirigentes, necessita de novas pesquisas sobre os pontos de água existentes atualmente, a quantidade e a qualidade dessa água na tentativa de suprir as necessidades da comunidade, bem como solicitar aos órgãos públicos, trabalhos emergenciais com relação a má distribuição de água e o respectivo tratamento,  para que sejam evitados danos maiores à saúde da população.