|

Notícias

Notícias em destaque
9
set

FAINTVISA lança mais um curso de extensão MULTIDISCIPLINAR

A FAINTVISA irá iniciar mais um curso de extensão para os graduados nas áreas de Psicologia, Biologia, Enfermagem, Farmácia e áreas afins, se trata do curso Aconselhamento Genético que tem como coordenador Prof. Dr. Pierre Teodósio Félix. O curso terá duração de 1 (um) mês, tendo início no próximo dia 24 de setembro, todas as quartas-feiras e sextas-feiras das 13h20 às 16h20.
 
O curso de Aconselhamento Genético consiste em realizar exames que possam detectar doenças genéticas. Ele pode ser retrospectivo, quando existe um indivíduo portador da doença na família ou prospectivo, quando não existe nenhum individuo com a doença. Também é indicado no pré-natal e principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares como primos, por exemplo.
 
As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 24 de setembro, das 14h às 17h e 19h às 22h, na Secretaria do curso de Psicologia. A taxa de inscrição custa R$ 150,00.
 
A Carga Horária é de 30 h/a. O número mínimo de vagas é de 25 alunos.
 
O CURSO:
 
JUSTIFICATIVA 
 
O aconselhamento genético consiste em realizar exames que possam detectar doenças genéticas. Ele pode ser retrospectivo, quando existe um indivíduo portador da doença na família ou prospectivo, quando não existe nenhum individuo com a doença. Também é indicado no pré-natal e principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares como primos, por exemplo. As etapas do aconselhamento genético compreendem fases que são seguidas para se compreender a causa das doenças nas famílias, para que casais conheçam os riscos e probabilidades de acordo com um estudo cromossômico, de ter filhos com alguma doença genética. Para ser realizado aconselhamento genético o plano de intervenção deve ser dividido em três partes, a primeira é uma investigação feita através de questionários (anamnese), a segunda consiste nos exames físicos e psicológicos do paciente e a terceira consiste na elaboração das hipóteses diagnosticadas. 
 
OBJETIVOS 
 
Geral: Compreender as principais etapas do aconselhamento genético e interpretar o seu papel enquanto profissional na equipe multidisciplinar. 
 
Específicos: 
• Entender o dogma central da biologia molecular; 
• Conhecer os mecanismos de herança genéticos; 
• Conhecer as principais alterações numéricas e estruturais cromossômicas; 
• Conhecer os principais mecanismos de expressão gênica; 
• Conhecer os protocolos das principais técnicas de DNA recombinante; 
• Rotina de trabalho (CONSULTÓRIO); 
• Entender o papel individual dos profissionais envolvidos no aconselhamento genético (EQUIPE MULTIDISICIPLINAR); 
• Entendimento da herança dos fatores genéticos associados a distúrbios psiquiátricos como a depressão, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno bipolar, esquizofrenia, etc. 
• Legislação para o aconselhamento genético; 
• Orientação para formação (cursos, programas de pós-graduação, etc.) 
• Ofertar aos nossos alunos mais uma opção de especialização curricular para o mercado de trabalho. 
 
METODOLOGIA 
 
As aulas deverão proporcionar interação entre o aluno e objeto de conhecimento. Para tanto, serão realizadas aulas expositivas e práticas com uso de softwares e rotinas de coleta de material biológico, envio de material, triagem e demais atividades de rotina de consultório.