INFORMAÇÕES DO CURSO
APRESENTAÇÃO
Apresentação do Curso
O estudo da Biologia deve possibilitar a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
A área de Ciências Biológicas teve sua regulamentação em 1962, quando o Conselho Federal de Educação (CFE) fixou o currículo mínimo e a duração dos cursos de História Natural no País (Parecer no 325/62), para a formação de profissionais que atendiam às demandas de pesquisa e ensino no 3° grau, ao ensino da Biologia no 2o grau e de Ciências Físicas e Biológicas no 1o grau.
Dois anos depois (1964), o CFE fixou o currículo mínimo para o Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) adequando o antigo curso de História Natural às exigências da especialização e da demanda referente à separação das áreas biológica e geológica. A partir de 1979, o profissional biólogo (incluindo os licenciados) obtiveram a regulamentação, da profissão através da lei 6.684 de 03/09/79 com a criação do Conselho Federal de Biologia para a fiscalização do exercício profissional e seus respectivos Conselhos Regionais de Biologia. Desde então os egressos dos cursos de Ciências Biológicas, vêm atendendo ao ensino de Biologia e de Ciências nos seus diversos níveis, além da produção de conhecimento básico e aplicado nas diversas subáreas da biologia, através da pesquisa.
Tomando-se como referencial a política de ensino da FAINTVISA, explicitada no seu PPI, no Capítulo I e as Diretrizes Curriculares Nacionais (Seção 2.2.3), são elementos essenciais ao curso de Licenciatura Plena em Biologia desta IES a interdisciplinaridade, a regionalidade, a qualidade e a indissociabilidade teoria-prática, que se alicerçam em quatro fundamentos:
1. Aprender a conhecer; que tem como pressuposto o aprender a aprender, prima pela edificação de uma educação permanente, fornecendo subsídios para um aprendizado continuado.
2. Aprender a fazer: O desenvolvimento de habilidades e competências é um processo essencial, uma vez que cria as condições epistemológicas necessárias para a implementação de ações construtivas, sendo o profissional preparado para enfrentar os novos cenários que surgem no decorrer de sua vida.
3. Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros: O aprendizado advindo da vivência conjunta, promove o desenvolvimento do conhecimento recíproco, permitindo a realização de projetos comuns e o gerenciamento de conflitos.
4. Aprender a ser: Visa o preparo para a elaboração da autocrítica, da formação dos valores próprios e do discernimento em relação aos valores impostos pela sociedade. Busca ainda o aprimoramento do pensamento, da imaginação, e de outros aspectos importantes na formação do cidadão que necessita se adaptar e ao mesmo tempo transformar esta sociedade competitiva contemporânea.
Busca-se com esses elementos a formação de profissionais com visão crítica da realidade regional, que, munidos de saberes competentes, possam interagir entre si e com a sociedade na qual estão inseridos, promovendo, através do ensino e da pesquisa pedagógica/científica, o desenvolvimento de ações que visem a transformação dessa realidade.
OBJETIVO
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
O Curso de licenciatura Plena em Biologia busca a formação de profissionais que deverão, por sua qualidade social, ser elementos comprometidos com a promoção e a manutenção dos processos vitais para o desenvolvimento consciente. Promovendo e monitorando a educação da sociedade para estes fatos. Sendo assim, o curso de Licenciatura em Biologia das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA lança ao mercado profissionais educadores de excelente nível que são comprometidos com o meio ambiente, agentes multiplicadores do conhecimento. Profissionais multiplicadores do conhecimento que estão habilitados a desenvolver o conhecimento da vida, associado a prática das pesquisas, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
COORDENAÇÃO
Coordenação do Curso
Danilo Ramos Cavalcanti
Coordenador do Curso de Licenciatura Plena com Habilitação em Biologia da FAINTVISA. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) e Mestrado em Biotecnologia Industrial (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente faz Doutorado em Ciências Biológicas pela UFPE, onde desenvolve projeto sobre a Ação biofarmacognóstica de isolados de plantas da Caatinga frente à Trichomonas vaginalis e Trypanosoma cruzi no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM-Fiocruz). Tem experiência na área de Microbiologia associada à Bioquímica e à Biologia Molecular com ênfase em Proteômica e Processos Fermentativos, Biologia Celular e Parasitologia.
SECRETÁRIA:
E-mail: biologia@faintvisa.com.br
Rafaella da Silva Moura – Secretária das Licenciaturas da FAINTVISA possui Ensino Médio completo e curso técnico em Administração pelo SENAC.
Denise Muniz
DOCENTES
CORPO DOCENTE | TITULAÇÃO MÁXIMA |
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AMAURY FERREIRA CAMPOS | ESPECIALISTA |
CRISTIE ALINE SANTOS DE ARAÚJO | MESTRA |
DANILO CAVALCANTI | MESTRE |
JEANNINE MARIA ALVES | MESTRA |
LUANNA RIBEIRO SANTOS SILVA | DOUTORA |
GLADISTONE CUNHA DOS SANTOS | MESTRE |
PIÉRRE TEODÓSIO FÉLIX | DOUTOR |
VILMA MARIA SILVA | DOUTORA |
MENSALIDADE
VALOR INTEGRAL | ATÉ O 5º DIA ÚTIL |
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R$ 499,95 | R$ 375,00 |
MATRIZ CURRICULAR
1° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
LÍNGUA PORTUGUESA | 60h |
CITOLOGIA | 60h |
QUÍMICA GERAL | 60h |
METODOLOGIA CIENTIFICA | 60h |
MATEMÁTICA APLICADA A BIOLOGIA | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 300h |
2° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
INFORMÁTICA PARA BIOLOGIA | 60h |
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 60h |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | 60h |
DIDÁTICA | 60h |
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 300h |
3° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
FÍSICA | 60h |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II | 60h |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60h |
GENÉTICA GERAL E CITOGENÉTICA | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 90h |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 60h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 390h |
4° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
ELEMENTOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA | 60h |
MICROBIOLOGIA | 60h |
QUÍMICA ORGÂNICA | 60h |
MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 90h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 330h |
5° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
ECOLOGIA I | 60h |
BOTÂNICA GERAL | 60h |
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I | 60h |
GENÉTICA DE POPULAÇÃO E EVOLUÇÃO | 60h |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 190h |
SOCIOLOGIA | 30h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 460h |
6° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
ECOLOGIA II | 60h |
BIOQUÍMICA I | 60h |
BIOESTATÍSTICA | 60h |
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 105h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 345h |
7° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
BIOQUÍMICA II | 60h |
FISIOLOGIA VEGETAL | 60h |
ZOOLOGIA DOS CORDADOS | 60h |
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA | 60h |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 105h |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 345h |
8° Período |
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MATRIZ CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
GENÉTICA MOLECULAR | 60h |
ELEMENTOS DE FISIOLOGIA HUMANA | 60h |
BIOFÍSICA | 60h |
TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) | 60h |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30h |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 210h |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | – |
CARGA-HORÁRIA SEMESTRAL | 480h |
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Duração: 4 anos Tipo de formação: Bacharelado Valor da mensalidade: R$ 375,00**
**Valores das mensalidades válidas para pagamentos efetuados até o 5º dia útil de cada mês.