|

2º Simpósio de pesquisa FAINTVISA

INFORMAÇÕES DO CURSO



APRESENTAÇÃO

Apresentação

O Simpósio de Pesquisa da FAINTVISA é um evento anual, de cunho científico, que agrega os estudantes e docentes pesquisadores ligados à INICIAÇÃO CIENTIFICA nos cursos de Engenharia Elétrica, Nutrição, Ciência Da Computação, Administração, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, História, Geografia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Serviço Social, Fisioterapia, Biomedicina, Logística Empresarial, Petróleo E Gás, Segurança No Trabalho, Recursos Humanos e dos 28 Cursos De Pós-graduação. Neste evento serão apresentados os resultados parciais dos trabalhos de IC para o BIENIO 2016-2017, além dos resultados e avanços dos 05 grupos de pesquisa Institucionais. As inscrições serão abertas a toda comunidade acadêmica da FAINTVISA e ao publico externo, com inscrições em minicursos diversos.

CRONOGRAMA

Cronograma

01/03/2017 a 29/03/2017 Prazo para inscrição no evento e nos minicursos
01/03/2017 a 30/03/2017 Prazo para inscrição como ouvinte
01/03/2017 a 29/03/2017 Prazo para inscrição com apresentação de trabalhos (entrega dos resumos
21/03/2017 a 29/03/2017 Prazo para divulgação dos trabalhos aprovados no evento

PROGRAMAÇÃO

Programação

 

Quinta-feira 30/03
Credenciamento 13 às 14h
Conferencia de abertura 14 às 15h
Minicursos 15 às 19h
Lançamento de Livros 19 às 21h
Apresentação de Trabalhos 19 às 22h

HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES

INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO

Instruções Gerais para Inscrição

  1. O sistema de Inscrição é feito exclusivamente por pagamento a tesouraria da FAINTVISA e solicita-se leitura atenta de todos os itens destas instruções, para evitar eventuais problemas nas inscrições;
  2. As inscrições podem ser feitas numa das modalidades abaixo:
  • Docente Pesquisador PIC/FAINTVISA;
  • Docente FAINTVISA com apresentação de trabalho;
  • Docente FAINTVISA sem apresentação de trabalho;
  • Docente Externo;
  • Aluno PIC/FAINTVISA;
  • Aluno FAINTVISA;
  • Aluno Externo com trabalho;
  • Aluno Externo sem trabalho;
  • Publico Geral;

 

3. Os valores de inscrição para cada modalidade são os da tabela abaixo:

Modalidade Valores
DOCENTE PESQUISADOR PIC/FAINTVISA
DOCENTE FAINTVISA
DOCENTE EXTERNO
ALUNO PIC/FAINTVISA
ALUNO FAINTVISA
ALUNO EXTERNO COM TRABALHO
ALUNO EXTERNO SEM TRABALHO
PÚBLICO GERAL
  1. Solicitamos atenção ao preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos campos “Nome”“Título do Trabalho”, se for o caso, para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O preenchimento correto do campo “e-mail” também é de fundamental importância para futuro contato com os inscritos. Feito o cadastro, o interessado receberá e-mail de confirmação.
  2. O pagamento da inscrição deverá ser realizado até a data de vencimento registrada ACIMA. Após esta data, a inscrição será cancelada;
  3. Não haverá devolução do valor referente às inscrições.No caso de propostas não aceitas pela comissão científica ou inviabilizadas por qualquer razão, o proponente poderá usar o valor já pago para inscrever-se em minicurso.
  4. A inscrição em Minicurso é específica. Para tanto, o interessado deverá inscrever-se no campo Minicurso, da Ficha de Inscrição, adicionando-se o valor desta modalidade para pagamento na Tesouraria. A inscrição em Minicurso não isenta o interessado de pagar os valores de inscrição em outras modalidades de participação. Ao fazer sua inscrição para minicurso, o interessado deve escolher 3 (três) opções dentre as listadas na página do evento, classificadas em 1ª, 2ª e 3ª opções. Caso o minicurso escolhido em 1ª opção já esteja completo ou seja cancelado por não atingir o número mínimo exigido de participantes (20), o inscrito será realocado no minicurso escolhido em 2ª opção, e assim sucessivamente. O número máximo de vagas em cada minicurso é de 30, mas ele poderá ser ampliado, a critério da Comissão Organizadora. Nesses casos, será respeitada a ordem de inscrição.
  5. Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PRODUTOS

Normas para submissão de Produtos

1.1 Os resumos apresentados até o dia 20/03/2017, após a Avaliação do Comitê Científico, poderão receber os pareceres de aceito ou recusado.
1.2 O resumo apresentado deverá ser do conhecimento dos alunos e orientadores autores, sob pena de enquadramento disciplinar do autor que fez a inscrição do mesmo.
1.3 Os trabalhos aceitos serão publicados nos ANAIS do 2º SIMPOSIO DE PESQUISA DA FAINTVISA, publicados pela FAINTVISA com direitos editoriais reservados ao simpósio.

NÃO SERÃO ACEITOS

Não serão aceitos

2.1 Resumo com mais de 3 (cinco) autores [incluindo o(s) orientador(es)].
2.2 Resumo que não se caracterize como: – pesquisa científica ou experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas ou projetos de extensão executados ou em andamento.
2.3 Resumo sem revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo e que esteja fora das normas de formatação recomendadas pelo simpósio.
2.4 Resumo que não descreva claramente os itens: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Conclusões.

INSCRIÇÃO DO AUTOR

Inscrição do autor

A) ATENÇÃO: O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc.). O simpósio é isento de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação do evento (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor, orientador ou co-orientador quando for o caso.

B) É necessário que pelo menos 01 (um) dos autores (o apresentador, preferencialmente) faça a inscrição e o pagamento da taxa, dentro do prazo estabelecido, para poder submeter um resumo à análise. Consulte às Normas de Inscrição.

C) Se os demais autores/orientadores de um resumo desejarem receber a programação impressa e o Atestado de Participação Geral, ou ainda fizer a inscrição em um minicurso (com taxa à parte) todos deverão também se inscrever no simpósio, mas na opção “sem resumo” para não enviar o resumo em duplicidade (Vide Normas de Inscrição).

D) Cada inscrição permite submeter apenas 01 (um) resumo.

E) Um único autor-apresentador não pode inscrever mais de 1 resumo. Durante o evento, no máximo 1 pôster poderá ser exposto por uma única pessoa.

F) Uma pessoa (autor, coautor ou orientador) poderá constar em diversos resumos, desde que não pretenda expor todos os trabalhos no evento, pois o limite é 1 por autor-expositor.

NORMAS PARA CONFECÇÃO E PREPARAÇÃO DE RESUMO

Normas para confecção e preparação de resumo

 

O resumo deverá ser preparado com até 3.000 caracteres incluindo os espaços, título e o(s) nome(s) do(s) autor(es)s no formato A4, margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração, sem tabulação nas páginas e corpo de texto justificado em ambos os lados. Todo o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas.

EXEMPLO: 

TÍTULO DO RESUMO
[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito]
(linha sem texto, tamanho 12)
Nome Completo do Aluno1; Nome Completo do Professor Orientador2
[centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]
[linha sem texto, tamanho 12]
1Estudante do Curso de ……..– sigla da Faculdade; E-mail:
2Docente/pesquisador do Depto de …..  – sigla da Faculdade. E-mail:
[centralizados, fonte times, tamanho 10]
[2 linhas sem texto, tamanho 12]

 

Introdução: A seção introdução tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. Objetivo: O objetivo da investigação deve ser explicitado. Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo. Material e Métodos: deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese testada, explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de descrever um procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos publicados). Resultados e Discussão: deve fazer uma apresentação dos resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com os métodos, ou na ordem decrescente de importância. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível. Comentar suas interpretações, opiniões, e as implicações de suas descobertas, e fazer sugestões para futuras pesquisas. Explicar como seus resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento previamente publicado sobre o tópico. Conclusão: Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados.  Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.

Palavras–chave: Registrar no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.

COMO ENVIAR O RESUMO

Como enviar o resumo

A) Antes de enviar o resumo é necessário:
– Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster.
– Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo; Após o pagamento o inscrito deverá enviar o resumo.
– Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
– Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.

B) O resumo deverá ser enviado por e-mail até o dia 20/03/2017

C) Acompanhe a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.

PARECER DO RESUMO / CANCELAMENTO

Parecer do resumo / cancelamento

Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta será sendo dada via correio eletrônico. Obs.: O prazo de resposta será diferente para cada resumo submetido, devido às particularidades de cada um.
Atenção: O resumo que estiver em análise, ou estiver aceito ou recusado, NÃO poderá ser alterado (no conteúdo do texto ou nomes dos autores/orientadores) nem substituído pelos autores para reavaliação. Os resumos recusados não serão programados para apresentação nem publicados. Lembramos, portanto, o quanto é importante ler e seguir as normas do evento, bem como conferir o resumo, nomes dos autores e orientadores, antes da sua submissão.

ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA CLASSIFICAÇÃO DO RESUMO

Áreas do conhecimento para classificação do resumo

 

A) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
B) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
C) CIÊNCIAS HUMANAS
D) CIÊNCIAS DA SAÚDE
E) CIÊNCIAS BIOLOGICAS
F) ENGENHARIAS
G) LINGUÍSTICA
H) LETRAS E ARTES
I) MULTIDISCIPLINAR

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES

Normas para submissão de pôsteres

1. PREPARAÇÃO DO PÔSTER
O pôster deverá ser confeccionado pelos autores, apenas se o resumo submetido obtiver o parecer de aceite para apresentação.
ATENÇÃO: É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

2. ESTRUTURA E CONTEÚDO

A) Dimensões do pôster: largura: 90cm / altura: 100cm

B) Deverá constar no pôster:
– título idêntico ao do resumo aceito
– nomes e instituições dos autores
– Introdução; Objetivos; Materiais e métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências.
– Informar a instituição de fomento, se houver

C) O pôster deverá ter clareza Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.

D) É proibido na apresentação do pôster:
– apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos;
– utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão;
– apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;
– apresentação por terceiros: não autores;
– apresentação oral ou performática.

E) É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

LOCAL, DATA, HORÁRIO E NÚMERO DO PÔSTER
Esses dados serão informados na Carta de Aceite do Trabalho

3. DOCUMENTAÇÃO DA PRESENÇA – ATENÇÃO:

No horário da sessão (das 19h às 21h) é obrigatória a presença de pelo menos um dos autores, ou coautores ou orientadores do trabalho junto ao pôster. É livre a presença de mais de um dos membros do trabalho.

É PROIBIDA a exposição e apresentação do pôster por terceiros (não autores).

4 Atenção:
O simpósio estará isento da obrigatoriedade da expedição do atestado e publicação do resumo se:
– o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação;
– o pôster estiver sozinho, sem o autor presente;
– o autor estiver apresentando mais de um pôster simultaneamente;
– o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;
– nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente.

5 NÃO SERÃO FEITAS CORREÇÕES
Conforme Normas de Envio de Resumo, as informações enviadas no resumo serão publicadas exatamente como forem enviadas, incluindo no Certificado, sem possibilidades de correções posteriores.

FAÇA O DOWNLOAD DO PPT PARA APRESENTAÇÃO AQUI

ENVIE SEU RESUMO

Enviei seu currículo para nupeq@faintvisa.com.br

 

CONTATO


Entre em contato com a coordenação do curso preenchendo o formulário abaixo ou fale diretamente conosco pelos fones (81)3523.1020 | 3523.1608 | 3523.1387

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite o texto da imagem: captcha

MAIS INFORMAÇÕES


Loteamento São Vicente Ferrer, 71
Cajá – Vitória de Santo Antão – PE

(81)3523.1020 | 3523.1608 | 3523.1387

nupeq@faintvisa.com.br

Atendimento das 13:00h às 22:00h.

 

SOCIAIS FAINTVISA