|

Notícias

Notícias em destaque
16
abr

‘Dia da Voz’ é comemorado nesta quarta-feira em todo o mundo

Hoje, 16 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Voz. A data é celebrada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
 
Mais do que comemoração, a efeméride é um alerta para os cuidados necessários com a saúde vocal. Com excepção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, no geral, as pessoas, no dia-a-dia, dificilmente se lembram em ter cuidados com a voz ou hábitos de higiene vocal.
 
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos.
 
Alguns hábitos de saúde vocal diários que podem ser seguidos: a ingestão de água ao longo do dia em temperatura ambiente para hidratação das cordas vocais, reduzir a ingestão de bebidas com álcool, com cafeína ou gaseificas e consumo de pastilhas à base de menta; evitar fumar e ambiente com fumo; evitar ambientes com ar condicionado; fazer repouso vocal após uso prolongado da voz ou uso vocal de intensidade forte; não forçar a voz, manter uma intensidade normal e articulação bem as palavras; evitar tossir e pigarrear constantemente; evitar usar a voz (em duração e intensidade) sempre que esteja "constipado" ou em crises alérgicas; reduzir o consumo de condimentos na alimentação e manter um estilo de vida saudável, com prática de exercício e alimentação equilibrada.
 
Uma vez apresentados quaisquer sintomas potenciais de alterações da voz, o passo seguinte é procurar o auxílio do profissional responsável para o diagnóstico precoce e início de um possível tratamento.
 
O álcool e o fumo também podem comprometer os tecidos da laringe e consequentemente a voz. Os problemas de voz atingem na maioria adultos e jovens, mas também as crianças.
 
Alguns exercícios de relaxamento e aquecimento podem ser feito antes da atividade vocal como: Rotação da língua no vestíbulo da boca, Lateralidade da língua (empurrar a língua contra a bochecha), Vibrar a língua, Vibrar os lábios, Bocejar, Protusão dos lábios (fazer bico como se fosse dar um beijo), Retracção dos lábios, Rodar o pescoço em todas as direcções, entre tantos outros exercícios.