|

Notícias

Notícias em destaque
9
abr

Dia da Biblioteca é comemorado nesta quinta-feira, 09 de Abril

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09 de abril é conhecido como o Dia da Biblioteca.
A comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, apesar de muitas pessoas não gostarem de praticar esta atividade. Estudos recentes mostram que o processo de imaginação que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquele gerado por um filme ou outro método audiovisual, por isso, existem tratamentos de saúde feitos com Biblioterapia.
Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.
Os livros são importantes tanto para a formação cultural como a formação de uma pessoa como cidadã, e é na biblioteca, em meio a todos os livros que um mundo diferente é descoberto pelas crianças, adolescentes e adultos. Mas, com o advento da tecnologia, computadores, e internet, muitas bibliotecas têm caído no esquecimento e sendo substituída por acervos digitalizados e bibliotecas digitais. Mas será que a biblioteca está caindo de fato no esquecimento? Se estiver, não deveria, pois é um dos melhores métodos de inclusão social e de aprendizagem que existe.
Pesquisas revelaram que alunos que frequentam a biblioteca têm um maior rendimento nos estudos.
E as bibliotecas não têm apenas livros. O acervo compreende mapas, revista, jornais e material multimídia. Tudo isso sem contar no ambiente calmo e tranquilo, essencial para os bons estudos e a leitura. A biblioteca pode estar saindo de moda, mas as vantagens em relação ao acervo digital e a internet são imensas e incomparáveis.
Pensando em tal importância para a contribuição do crescimento intelectual dos seus alunos, a FAINTVISA possui uma das maiores bibliotecas do estado de Pernambuco, com mais de 50 mil exemplares.
A Biblioteca Nestor de Holanda, pertencente à instituição, conta com uma vasta equipe para melhor atender a seu público. A equipe, coordenada pela bibliotecária Danielle Pacífico, tem a responsabilidade de zelar por um dos espaços mais importante da instituição. Essa área é tão valorizada pela FAINTVISA, que contratou, a pouco tempo, mais uma bibliotecária, Oriana Gonçalves Gomes. Sem falar na extensão da biblioteca – Biblioteca Setorial -, que se localiza próximo ao Departamento de Comunicação e Marketing – DCM – da intuição.
Por diversas vezes o Diretor Geral da AESVISA/FAINTVISA, Ubirajara Carneiro da Cunha Júnior ressaltou que “a leitura é de suma importância para a construção do cidadão.” E exaltou que “o acervo da FAINTVISA envolve cultura, saber e formação.”.
Priscylla Ingrend | DCM