|

Notícias

Notícias em destaque
10
abr

Curso de Psicologia FAINTVISA promove Cine Debate neste mês de abril

No próximo dia 23 de abril, o curso de graduação em Psicologia da FAINTVISA, promoverá o Cine Debate Psicologia 2015, com a apresentação do filme ELA, a partir das 14h, no Anfiteatro da instituição.
Os debatedores da sessão serão os professores Ms. Ângela Fernandes Baía e Ms. Glaudston Cordeiro de Lima.
O filme ELA conta a história de Theodore, vivido pelo ator Joaquin Phoenix, um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
“Cada vez mais os encontros e as relações sejam eles amorosos ou não, estão sendo mediados pela internet. Mas será que tais relações virtuais se constituem num avanço ou apenas expressam uma superfinalização ou esvaziamento das relações afetivas? Ou ainda, se podemos entender a virtualidade desses encontros como novas formas de vivenciar afetos? O filme ‘ELA’ nos faz refletir sobre tais questões.  Mas e a Filosofia o que tem a nos dizer em relação a essa problemática?”, questiona a professora Ms. Ângela Fernandes.
“O filme de Spike Jonze é uma história de amor; amor de um homem por uma máquina, um sistema operacional com voz sensual e encantadora. Amor que parece ser do gozo impossível. Filme que nos dá pistas sobre o que poderá acontecer com o amor no registro da fantasia e da ‘realidade’. Será que estamos diante de um amor nos tempos atuais? Será que estamos diante de um amor como enigma que provoca relações especiais entre as pessoas? Amor improvável, sem explicação e obscuro à nossa compreensão. A história do filme  ELA parece uma versão do lendário Mito de  Pigmalião e sua obra-prima  Galatéia.”, pontua o professor Ms. Glaudston Cordeiro.
O debate será aberto a todo o público acadêmico e o ingresso será 1 kg de alimento não perecível. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do curso de Psicologia.
Priscylla Ingrend | DCM