|

Notícias

Notícias em destaque
4
abr

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FAINTVISA CELEBRA SUCESSO DA 2ª EDIÇÃO DO BATE-PAPO CONSTRUTIVO

O evento, organizado pelo Curso de Engenharia Civil, inovou com o tema desta edição e trouxe palestrante com experiência internacional.

O Curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão  (FAINTVISA) promoveu, no dia 28 de março, o 2º Bate-papo Construtivo. O evento teve como tema “Tecnologia BIM: conceitos e aplicações que a tornam o futuro da Engenharia Civil”. O BIM, que significa “Building Information Modeling”, ou, traduzindo, “Modelagem da Informação da Construção”, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um empreendimento. Ou seja, é um conceito de gestão completa para execução de uma obra.

Para abordar o assunto, a palestrante convidada desta edição foi a engenheira civil Beatriz Carneiro Menezes, que atua na TPF Engenharia LTDA. Foram apresentados os conceitos básicos dessa ferramenta inovadora, que vem crescendo cada vez mais no gerenciamento de obras no mundo inteiro. Por meio do BIM, conforme Beatriz Menezes, as intervenções não planejadas na obra são diminuídas significativamente. Dessa forma, o custo e o tempo de execução do empreendimento também são reduzidos. Outras vantagens, de acordo com a palestrante, são a minimização de erros e a melhoria na comunicação entre os envolvidos na obra.

O 2º Bate-papo Construtivo atraiu alunos e profissionais da área de construção civil, que compareceram ao auditório Professor José Aragão para aprender mais sobre o BIM. Dentre os alunos, Fábio Oliveira, do 7º período do curso de Engenharia Civil da FAINTVISA, elogiou o conteúdo transmitido no Bate-papo: “Eu já tinha ouvido falar no BIM em sala de aula, mas foram informações superficiais. Hoje, tivemos informações mais profundas e maior conhecimento do assunto, até mesmo como a tecnologia é vista lá fora. Creio que vou me aperfeiçoar nesse assunto, pois apesar de o AutoCAD ser bastante utilizado, está ficando ultrapassado”.

No final da apresentação da palestrante, a plateia pôde tirar dúvidas com a própria e com os demais profissionais presentes na mesa, formada pelo Prof. Me. Carlos Holanda, coordenador do curso de Engenharia Civil e pelos docentes: Prof. Me. Túlio Souto Maior, Prof. Me. Ricardo Gomes, Prof. Me. Danisete Pereira e Prof. Me. Paulo Lima.