|

Notícias

Notícias em destaque
30
set

Curiosidade Histórica: A Bíblia: O Primeiro Livro Moderno impresso, completou 559 anos

Durante a Idade Média, os monges copiavam os textos da Bíblia à mão, em folhas de papiro ou em pergaminhos feitos de peles de animais. O custo desses materiais e a remuneração do tempo utilizado pelos copistas estavam muito além das posses do homem comum, mesmo quando o livro que determinada pessoa quisesse ler estivesse ao seu alcance.

Uma das maiores mudanças do século xv teve enorme impacto sobre essa situação. Na década de 1440, João Gutenberg experimentou a impressão com tipos móveis de metal. Ao montar um livro com tipos de chumbo, ele podia fazer muitas cópias a um custo muito inferior ao de um texto copiado à mão.

Em 1455, Gutenberg — ou um grupo do qual ele fazia parte — imprimiu duzentas cópias da Vulgata, a Bíblia latina, revisada por Jerónimo. O homem comum não podia ainda compreender a Palavra de Deus, mas esse foi o primeiro passo de uma enorme revolução.

O primeiro exemplar da Bíblia ficou conhecido como a Bíblia de 42 linhas. A invenção da imprensa foi por Gutenberg aperfeiçoada e possibilitou que milhões de pessoas no mundo pudesse ter a Bíblia e outros livros impressos.

Um dos grandes marcos da história e cultura foi a criação da imprensa. Embora esta invenção não seja de Johannes Gutenberg, foi ele quem aperfeiçoou, que substituiu a imprensa de madeira pela de metal, fabricando tipo de metal fundidos em moldes suficiente para permitir a composição de textos. Esta invenção se tornou a chamada impressão tipográfica com tipos de metal móveis, que deram origem ao livro moderno .

Durante algum tempo, os impressores de Mainz guardaram segredo sobre as técnicas de Gutenberg. No espaço de cinqüenta anos, desde a primeira impressão da Bíblia de Gutenberg, os impressores já haviam ultrapassado a quantidade de material que os monges produziram em vários séculos. Os livros passaram a ser disponibilizados em diversas línguas, e houve um aumento do número de pessoas que sabiam ler e escrever.