|

Notícias

Notícias em destaque
14
nov

CONIC CONEX da FAINTVISA termina com sucesso e recorde de participações

Um sucesso com grande recorde de participações entre estudantes, convidados, corpo docente, quadro técnico, coordenadores e a direção geral. Foi assim que terminou o 5° Congresso de Iniciação Científica (Conic) e Congresso de Extensão (Conex) da FAINTVISA na manhã deste sábado, 14/11. Na praça de convivência alunos de todos os cursos expuseram seus trabalhos numa seção de banners (caderno de resumos), e para finalizar o evento uma conferência aconteceu no Auditório José Aragão, tendo como convidado especial o empresário do ramo imobiliário Antenor Lino, discutindo a Ética e a Motivação em Tempos de Crise.

“A secção de banners do congresso consistiu na amostra da produção cientifica dos alunos e professores de todos os cursos das FAINTVISA. Alunos das áreas das ciências humanas, exatas, da saúde e biológicas, expuseram 212 trabalhos orientados por seus professores regulares em praticas extensivas às tarefas em sala de aula, além de 29 trabalhos de iniciação cientifica proveniente de 10 projetos de iniciação cientifica em curso. A novidade deste ano foi à premiação de MENÇÃO HONROSA aos melhores trabalhos eleitos pela comissão científica do evento, nas modalidades de comunicação oral e de pôsteres nas áreas de iniciação científica, ciências humanas, exatas, de saúde e biológicas. Contou-se ainda com a exposição a toda comunidade acadêmica dos 03 grupos de pesquisa subsidiados ao Núcleo de Pesquisa da FAINTVISA-NUPEQ nas áreas das ciências biológicas, Direitos Humanos e na Pratica da Enfermagem, que mostraram não só a articulação com a comunidade científica em diversos segmentos, como contou  com a inserção de professores da casa e alunos de diversos cursos, tornando cada vez mais robusta e expressiva a pesquisa na FAINTVISA, favorecendo o desenvolvimento científico da região, além de fomentar o espirito científico dos discentes enquanto futuros profissionais”, garantiu o Prof. Dr. Pierre Felix Coordenador do NUPEQ.

De acordo com o empresário Antenor Lino a prática da ética é que leva a confiança e a credibilidade, e é justamente nesses momentos de crise que esses valores e virtudes mais funcionam. “Nós atravessamos um período econômico de muita prosperidade, de crescimento  e de desenvolvimento. Então, nesse momento que a economia deu uma freada brusca essa foi a grande anormalidade, eu vejo as pessoas ainda procurando compreender a situação pra poder tomar uma atitude. Existem empresários, por exemplo, que ficam esperando o setor econômico manifestar atitudes que possam normalizar essa situação para que eles possam investir, e eu na verdade acredito que isso vai acontecer, porque já atravessamos vários períodos de crise econômica no passado como a crise de 1970, o plano cruzado, o confisco na época de Collor, entre outros. Nós temos a consciência que são apenas períodos transitórios,  que vão passar, porém, é importantíssimo convivermos com esse período para depois termos a retomada econômica” pontou o empresário.

No final do congresso a comissão organizadora do evento sorteou um vídeo game X BOX ONE sendo felizarda a estudante do 6° Período de Biologia – Thais Meire Vidal do Nascimento.