|

Notícias

Notícias em destaque
14
nov

CONIC CONEX da FAINTVISA tem penúltimo dia com programação intensa

No penúltimo dia do 5° Congresso de Iniciação Científica (CONIC) e Congresso de Extensão (CONEX) da FAINTVISA que aconteceu nessa sexta-feira, 13/11, diversas atividades dividiram os estudantes e convidados pelos laboratórios, anfiteatros e salas de aula, com o objetivo de aproveitar ao máximo as oficinas, minicursos, palestras e as apresentações culturais.

No período da tarde minicursos sobre temas atuais como Práticas Laboratoriais; Abordagem Terapêutica; Desafios da Docência em Tempos de Cirbercultura; Português Instrumental e Rotinas Trabalhistas foram os assuntos discutidos entre os participantes do congresso. Fechando as atividades a noite foi marcada pela apresentação cultural do movimento artístico Coletivo Galileia, além de a instituição receber a presença ilustre do Jornalista Aldo Vilela, Âncora das Rádios CBN e Globo – Recife, palestrando a cerca do tema do evento: Democracia, Ética e Sociedade.

“É de extrema importância este debate, infelizmente estamos vivendo um tempo onde à falta de ética prevalece e os nossos democratas não seguem um papel da democracia, pois é cada vez mais importante ampliar e discutir o assunto. Sinto-me bastante feliz e honrando por falar do assunto até porque vivencio isso diariamente, pra mim é de extrema importância não a minha participação, mas, a decisão da instituição de ensino discutir temas tão relevantes quanto este”, parabenizou Aldo Vilela.

Com relação à postura ética dos estudantes dentro das universidades, Aldo Vilela que também é docente discorreu sobre o assunto. “É sempre bom discutir este assunto, a gente sabe que essa questão da ética envolve uma série de nuances que nem sempre são discutidas dentro das academias. Cada vez mais é importante discutir o tema, principalmente nas instituições de ensino. Às vezes existem alguns conflitos entre a doutrina do corpo docente e a do corpo discente, mas, quanto mais se discute, quanto mais se conversa e dialoga a tendência é que as coisas fiquem mais esclarecidas”, garantiu.

Membro do movimento artístico Coletivo Galileia, o professor e artista Kleber Oliveira falou sobre a finalidade do grupo. “O Coletivo Galileia surgiu a partir da necessidade dos integrantes exporem seus trabalhos artísticos para as pessoas, onde cada um já realizava uma ação aqui na cidade da Vitória de Santo Antão. Então, reunimos o grupo, se organizamos de uma forma coletiva traçando metas e ações, e hoje temos o objetivo de levar ao maior número de possíveis a exposição do nosso trabalho”, concluiu o artista.