|

Notícias

Notícias em destaque
16
nov

CONIC CONEX 2016

A sexta edição do Congresso de Iniciação Científica da FAINTVISA (CONIC) e o Congresso de Extensão da FAINTVISA (CONEX) com o tema central “Conhecer e informar: em busca do saber ser e conviver” reuniu alunos, convidados e profissionais das mais diversas áreas de atuação, participaram de diversas atividades como palestras, cine debates, minicursos, workshops, apresentações culturais, teatrais, musicais e muito mais.

Na segunda-feira, o evento teve início oficialmente com a Solenidade de Abertura que contou com a participação da Coordenadora Geral Gilberlande Santos e do Diretor Geral Professor Ubirajara Júnior que falou da importância das ações de extensão para os estudantes. “ A extensão possibilita que os professores e estudantes  envolvidos enriqueçam o seu conhecimento e tem como um dos objetivos principais possibilitar a interação e a troca de experiências entre os envolvidos.”, finalizou. Após a solenidade, os participantes puderam conferir e prestigiar na biblioteca Nestor de Holanda parte do acervo do Museu Aerospacial da Força Aérea Brasileira que contou com a ilustre presença do Coronel Aviador Fernando da Cunha Machado Costa e o Suboficial da Aeronáutica Antônio José Soares. Para fechar a noite, o grupo olindense Patusco que animou os participantes.

No segundo dia, a maior parte das atividades aconteceram no Vitória Parque Shopping, onde os participantes lotaram as praças de eventos do local para conferir as apresentações dos trabalhos científicos com sessão de banners  e apresentações orais, além palestras com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FAINTVISA Karla Costa, que falou sobre o tema “Como lidar com o endividamento?”, além da palestra “Quanto vai custar a obra?” que deu dicas de como fazer orçamentos e economizar, ministrada por Márcio Santana, coordenador do curso de Engenharia Civil. Fechando o ciclo de palestras da noite, foi a vez do coordenador do curso de Administração de Empresas Jonas Cabral e teve como tema “Você e seu futuro. O que você tem feito à respeito?”. O espetáculo intinerante de Cenas Congeladas chamou a atenção de quem passou pelo mall e arrancou muitos aplausos. O grupo, que é formado por alunos de Psicologia da FAINTVISA, chamou a atenção para um tema muito discutido que é a violência contra a mulher.

Já na quarta-feira à tarde, foi mais um dia de minicursos e a noite, rodas de diálogos sobre assuntos como a PEC 241, que discutiu sobre a Base Nacional Curricular Comum e a reforma do ensino que contou com a participação do Linguista Marcos Nascimento e da crítica literária Cinthya Tavares, a relação entre a contracepção e a saúde da mulher com a Médica Vascular Lorena Correia e o Enfermeiro Victor Cabral. Outro tema abordado foi as perspectivas, tratamento e prevenção do suicídio, com a Psicóloga Leila Medeiro e Norma Sueli, membro do Centro de Valorização da Vida. A noite também foi de muito conhecimento com 10 seminários temático abordando diversos temas.

O penúltimo dia do CONIC/CONEX, a quinta-feira (10) foi dia de receber o músico pernambucano Silvério Pessoa, palestrante convidado para a Conferência Geral que abordou o tema deste ano “Conhecer e informar: em busca do saber ser e conviver”, com palavras motivacionais sobre saber conviver em comunidade e estar de bem consigo mesmo o e com o próximo. O cantor foi muito aplaudido e ainda distribuiu Cds autografados, deu uma palhinha com algumas de suas canções e ainda tirou fotos com os participantes.
Palestras, apresentações culturais e artísticas fizeram parte da programação do último dia do evento, que foi aberta ao público. A tarde começou com Palestra sobre Carreira e Networking com o criador do Universitários em Ação Igor Ferraz e com uma oficina de Stop Motion, técnica de animação usada para diversos fins, com a mestre em educação e especialista em Novas Tecnologias Dulcinéia Ramos. Além de apresentação teatral idealizada e encenada por Mauro César e docentes da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho. Além de um show de versos e prosas com o cordelista e xilogravista Alan Salles, show de stand up comedy com pernambucano Gustavo Pardal e show musical com a cantora Suellayne Sue e o seu show CAFUZA, exaltando em suas músicas o negro o índio e a natureza. Houve ainda espetáculo de música e dança do grupo LiteAtos com Dom Pirrilo e sua equipe, além de lançamentos de livros com sessão de autógrafos e muito mais.

O CONIC/CONEX fechou mais uma edição de sucesso onde alunos e professores da FAINTVISA puderam adquirir e compartilhar conhecimento. Os eventos de extensão garante aos alunos aprofundarem seus estudos e participarem de iniciativas como a Iniciação Científica, pois sabem que, nos dias de hoje, é fundamental para se apresentarem no mercado de trabalho com uma sólida formação técnica específica específica, aliada a uma prática de pesquisa acadêmica. A FAINTVISA e a comissão geral do CONIC e do CONEX agradece a participação de todos e esperamos todos na edição 2017.