|

Notícias

Notícias em destaque
26
set

Brasil comemora o Dia do Surdo nesta sexta-feira

O mês de setembro é conhecido pela comunidade Surda como "Setembro Azul", pois é neste mês que se comemora o Dia do Surdo, tanto nacionalmente como internacionalmente.

No Brasil a data para a comemoração do Dia do Surdo é dia 26 de setembro, por ter sido reconhecido e assinado pelo Ex-Presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva com o número de Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008.

Internacionalmente esta comemoração é datada em 30 de setembro. Esta data foi escolhida pela lembrança do Congresso de Milão ocorrido no mês de setembro de 1880, no qual foi analisado e determinado a proibição do uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos em Mundo, um marco triste para esta comunidade. O "Setembro Azul" é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos, principalmente ao que diz respeito as lutas pelos direitos linguísticos e culturais.

A Comunidade Surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como uma língua natural, registrado na Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e Decreto Nº 5.626/2005, respeitando os valores da Linguística e Cultura dos Surdos, respeitando a LIBRAS como primeira Língua de Sinais dos Surdos e a Língua Portuguesa como segunda, como também o direito por Escolas Bilíngues para Surdos.

Atualmente, o maior desafio do Movimento Surdo é a luta em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos no PNE – Plano Nacional de Educação, este plano se refere ao projeto para 10 anos de Educação, a nossa preocupação é oportunizar para as crianças surdas um espaço escolar que favoreça a construção da Identidade Surda e formação com a Cultura Surda em sua própria língua para evitar a extinção da nossa Cultura Surda da Língua de Sinais dos Surdos.

A FAINTVISA é parceira na luta em defesa dos direitos do Movimento Surdo e parabeniza a toda a Comunidade Surda por suas conquistas.