FACULDADES INTEGRADAS
DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

43 anos de tradição e qualidade em ensino superior

Artigo

21.05.2013

Refletindo a respeito da ética em Psicologia

 

REFLETINDO A RESPEITO DA ÉTICA EM PSICOLOGIA.

 

Este texto visa refletir a respeito da Ética em Psicologia a partir do artigo: Por uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética na atuação do psicólogo. Psicologia: ciência e profissão, v. 22, n.1, 2002 (MEDEIROS, Giane Amanda), contemplando as vicissitudes e os avanços para a ciência em pauta – a Psicologia.

No presente artigo consta uma breve análise da prática do profissional de Psicologia, no que se refere à importância da atuação na vivência dos sofrimentos psíquicos. Não obstante, são descritas questões que perpassam a pertinência de uma ética que abarque o fazer profissional em Psicologia.

Elencam-se, para tanto, os dilemas da bioética, seguidos de considerações de diversos autores quanto à falência de princípios éticos na contemporaneidade.  Outrossim, faz-se um enlace com as raízes filosóficas e conceituais da ética objetando a (re)construção de um sujeito ético/ativo.

No tocante à Deontologia, é realçada a necessidade premente da observação dos deveres e obrigações normativos que estão dispostos nos códigos, pois que o não cumprimento resultará em advertências e punições.

Com base nestas duas possibilidades estruturantes – a constituída a partir de valores morais apropriados e a juridicamente regimentada – é ressaltado o empreendimento de uma reflexão que possibilite o desenvolvimento de certa autonomia na atuação profissional.

Sumariamente, para que o exercício da ética na Psicologia seja também pautado na liberdade deliberativa e não apenas num mero acatamento de normas, torna-se imprescindível a compreensão e a observância dos princípios, tais quais a benevolência e equidade. Portanto, na construção de uma prática reflexiva pautada na ética, todos os fatores mencionados são indispensáveis.

 

 

 

 

Síntese elaborada por Stanley Sidney Pinheiro Rodrigues graduando de Psicologia, do 6º período, das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), sob a orientação da Profª. Ms. Leila Maria Vieira Medeiros.

Imagem



twitter

twitter
Dicas de Leitura #Farmácia #Faintvisa http://t.co/QJJ1IRIQZA
Faça enfermagem na Faintvisa! Abrigamos em nosso quadro professores do mais alto gabarito. Venha fazer sucesso... http://t.co/hNR221NOWb

facebook