|

Notícias

Notícias em destaque
12
nov

Arte e Cultura ganham espaço no terceiro dia do CONIC CONEX FAINTVISA

O terceiro dia do CONIC CONEX da FAINTVISA aconteceu nessa quarta-feira, 11/11, e trouxe para a comunidade acadêmica mais uma noite de surpresas. A cultura afro-brasileira foi lembrada com a apresentação dos capoeiristas do Centro de Educação e Cultura Capoeira Nação Recife. A linguagem cordelista também ganhou destaque na Praça de Convivência da Instituição, bem como diversos outros assuntos como Álcool e Outras Drogas na Pós-Modernidade; Empreendedorismos; Gêneros Textuais e Educação Financeira foram temas de palestras trabalhadas em sala de aula com estudantes e convidados.

De acordo com o Mestre de Capoeira e Doutor em Educação Física, Severino Júnior é de grande valia poder mostrar sua identidade cultural dentro das universidades. “Repassamos em primeiro lugar que a capoeira ela faz parte da educação física, como também ela faz parte do social de um modo geral. Eu costumo dizer nas minhas palestras que a capoeira ela permeia por todos os cursos acadêmicos, e que ela é educação física, saúde, direito, administração, filosofia, sociologia, geografia e história. Trazer a capoeira para as universidades é dar o espaço, a oportunidade de poder mostrar nossa cultura com outra roupagem e com outra visibilidade, uma vez que essa cultura é pernambucana”, garante.

Na praça de convivência da FAINTVISA a turma do 8° período do curso de psicologia, sob a orientação da professora do IES Sony Cléa, retratou a linguagem cordelista. “Nossa proposta foi pensar numa psicologia onde a gente pudesse minimizar o impacto emocional negativo causado pela mídia de massa e a mídia televisiva, trazendo um recorte dos movimentos de grupo, do vandalismo, das atrocidades e o que a psicologia pode contribuir em recontar essas histórias sem a carga emocional negativa. O principal objetivo foi esse, como a psicologia pode contribuir e fazer esse outro recorte, então, através da linguagem de cordel trazendo esse reconto, a tragédia pode ser lida e informada sobre o que aconteceu, sem o impacto emocional das pessoas”, pontou a professora.

Dentre as palestras do terceiro dia do congresso a Especialista em Administração Financeira, Karla Costa abordou a educação financeira em sua apresentação. “Nessa palestra focamos nos vilões do consumo e no excesso de consumo, além das dicas de como economizar e trabalhar alguns conceitos de contabilidade e gestão financeira. Nosso objetivo é ensinar a planejar nas finanças pessoais e na vida empresarial, pois nosso modelo de planejamento serve tanto para o lado empresarial, quanto para o lado familiar” concluiu.