|

Notícias

Notícias em destaque
17
out

Alunos do curso de Pedagogia vivenciam aula sobre grandezas e medidas de maneira peculiar

Objetivando minimizar a ‘distância’ entre a sala de aula e o cotidiano, o professor Gleison Albuquerque, na disciplina de Epistemologia e Metodologia do Ensino da matemática I, no curso de Pedagogia, ministrou uma aula apresentando o ‘diálogo’ entre o eixo de aprendizagem das grandezas e medidas, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, e algumas práticas sociais. 
 
Sua apresentação ficou caracterizada pelo cuidado em discutir os aspectos conceituais da matemática, em relação ao estudo do bloco, os aspectos didáticos necessários para o ensino-aprendizagem do tema e a apresentação/análise de atividades propostas por autores em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático- PNLD.
 
Por fim, o professor destacou o uso de outra área de conhecimento, no caso língua portuguesa, usando-a como ‘pano de fundo’ para trabalhar a matemática em sala de aula. Foi destacado na atividade, o uso de gênero textual (receita) apontando os elementos: grandezas abordadas na receita (massa, volume, tempo); unidades de medidas convencionais abordadas (quilo, litro, minutos) e a utilização de instrumentos de medidas (convencionais e não convencionais). Todos esses aspectos foram validados por objetivos de aprendizagem destacados pelos documentos oficiais de ensino.
 
No final, com a receita pronta, ficou confirmado que se pode ‘estreitar’ de maneira prazerosa os limites que separam as atividades costumeiramente feitas por nós no dia a dia e o ensino e aprendizagem da matemática.