|

Notícias

Notícias em destaque
16
abr

Aluno do 5º Período de Biologia participa do nascimento de 168 filhotes de tartarugas

No início desta semana, o aluno Thallys Rocynne, 19 anos, aluno do 5º período do curso de Biologia, participou de um momento ímpar. Na altura do Hotel Dorisol, em Jaboatão dos Guararapes, ele pode participar do nascimento de 168 filhotes de tartarugas da espécie Pente. Os ovos levaram 53 dias para eclodir e foram colocados na semana do carnaval. O ninho foi monitorado a todo o tempo pela Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que demarcou o local e contou com a ajuda de moradores dos prédios vizinhos para impedir que pessoas mexessem. O período de eclosão gira em torno de 45 a 70 dias.
Thallys Rocynne trabalha como agente ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Jaboatão dos Guararapes/PE, e acompanhou este nascimento  junto a equipe de monitoramentos das tartarugas.  “A cerca de 6 meses trabalho nesta secretaria” Foi uma experiência muito importante pois a gente vê a participação da população, através da conscientização que já faz uma enorme diferente, que faz com que a gestão participe e desenvolva as atribuições que competem a ela mesmo”.   O momento me deu esperança, pois no momento também havia muitas crianças que nos dá confiança de que no futuro teremos pessoas muito mais conscientes acerca da preservação da biodiversidade. ”, relatou Thallys.
“É hábito meu incentivar atividades científico- pedagógicas como estas que de qualquer forma ajuda na conscientização da população de uma forma geral na preservação de espécimes ameaçadas de extinção, como no caso da tartaruga em questão”, conta orgulhosa do trabalho de seu aluno a coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Biologia da FAINTVISA, Jeannine Maria Alves.
Priscylla Ingrend | DCM