|

Notícias

Notícias em destaque
10
nov

Abertura oficial do 5º CONIC CONEX da FAINTVISA recebe Jessier Quirino

O Teatro José Aragão na FAINTVISA foi o palco de abertura do 5° Congresso de Iniciação Científica (CONIC) e Congresso de Extensão (CONEX) da FAINTVISA na noite da última segunda-feira, 09/11. O evento teve a participação especial do escritor e poeta Jessier Quirino, que retratou durante a sua apresentação à importância da poesia.

“Nós fazemos uma poesia brejeira, caririzeira e sertaneja tratando de valores interioranos, e fazendo um confronto com a modernidade. É de grande importância isso, no ponto de vista que as coisas vêm numa velocidade muita rápida e as pessoas podem esquecer determinados valores. Então, através da poesia, da palavra, dessa força declamatória do teatro a gente pode fazer com que as pessoas se emocionem e deem mais valores as coisas”, declarou o poeta.

Estiveram presentes, o Diretor Geral da FAINTVISA, Prof. Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Júnior, a Coordenadora Geral de Graduação, Profª Ma. Gilberlande Pereira dos Santos, coordenadores, docentes, estudantes e convidados.

Neste ano o congresso trouxe como proposta o tema: Democracia, Ética e Cidadania. “Esta proposta vem dentro de um período extremamente necessário de reflexão em torno de assuntos tão necessários para formação da nossa sociedade, para a formação de cidadãos conscientes de direitos e deveres sociais. Jessier Quirino é um poeta popular que fala das questões da terra, que resgata a nossa natalidade, o sertão, o nordeste. Os valores que queremos passar nessa noite e ao longo da semana é para que as pessoas comecem a olhar um pouco mais em torno de sua cidade, do local que estão inseridas, para assim conseguir mudar o locos em que vive. Esse é objetivo da FAINTVISA, de ajudar o cidadão social a se tornar cada vez mais ativo dentro da sua comunidade”, garantiu a Profª Gilberlande.

O CONIC CONEX da FAINTVISA tem prosseguimento até o próximo sábado, 14/11, com minicursos, workshops , palestras e apresentações culturais.