|

Notícias

Notícias em destaque
27
ago

27 de agosto dia Do/a Psicólogo/a

A profissão de psicólogo foi instituída em 1962 (em 27 de Agosto de 1962 pela Lei n° 4.119) e, concomitantemente, surgiram os serviços-escola, instalados com o objetivo de atender à necessidade de formação nos cursos de Psicologia, bem como, favorecer a aplicação, na prática, dos conhecimentos adquiridos na sala de aula. O mais importante é garantir um papel social na formação, visto que possibilita à população em situação de vulnerabilidade o acesso a atendimento psicológico que, de outro modo, poderia não ser inacessível.

Os serviços-escolas de Psicologia têm como finalidade atender à necessidade de formação nos cursos de Psicologia, aplicando na prática as teorias, as técnicas e as metodologias psicológicas desenvolvidas ao longo do curso. Há uma importância social visto que oferece às populações mais vulneráveis atendimento psicológico (plantão, aconselhamento, avaliação psicológica e psicoterapia). No serviço-escola de psicologia da FAINTVISA dá-se ênfase às práticas e dinâmicas que atendam e acolham o perfil da população que o procura, em sua grande maioria encaminhada pelos equipamentos públicos e pelas organizações não governamentais, indicadas por pessoas que conhecem o serviço e pelo interesse e demanda espontânea. Ao acessar o serviço as pessoas passam pelo processo da triagem, plantão, aconselhamento e psicoterapia com o objetivo de aliviar sofrimentos emergentes, orientar, encaminhar demandas, fortalecer a autonomia, mediar conflitos e estabelecer uma aliança terapêutica.

As práticas desenvolvidas no serviço-escola de psicologia da FAINTVISA têm como foco contribuírem para a formação de profissionais com capacidade de reconhecer e praticar a psicologia de acordo com as novas realidades e demandas sociais, políticas e culturais atuais.

Agradecemos aos/as alunos/as, aos/as supervisores/as e a comunidade pela inestimável contribuição para a ampliação, desenvolvimento e consolidação do Serviço-Escola de Psicologia da FAINTVISA.

Glaudston Lima
Psicólogo