|

Notícias

Notícias em destaque
25
abr

25 de abril, dia do Profissional da Contabilidade

25 de abril comemora-se o Dia do Contabilista. A data foi instituída em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas disse: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro”.
 
O termo Contabilista era usado para designar tanto o profissional com bacharelado em Ciências Contábeis quanto o técnico em Contabilidade. Entretanto, a partir de  abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC determinou que o Sistema CFC/CRCs substituísse o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.
 
O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, José de Souza, lembra que ao longo da história da profissão, a sociedade associava a prática da contabilidade apenas à matemática e acreditavam que a atividade exigia simplesmente o domínio dos números. 
 
A Contabilidade é a profissão do presente e do futuro. Atualmente, no Brasil há 489.975 profissionais ativos, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.