|

Notícias

Notícias em destaque
22
abr

Alunos da FAINTVISA realizam visita técnica na comunidade da Ilha de Deus

Alunos da FAINTVISA realizam visita técnica na comunidade da Ilha de Deus

Compreendendo a importância da tríade ensino-pesquisa-extensão na formação de seus profissionais, na manhã do dia 18 de abril, os cursos de Ciências Biológicas, Psicologia e Serviço Social das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA) oportunizaram aos seus respectivos alunos uma aula prática através de visita técnica dirigia à comunidade da Ilha de Deus, localizada na Baia Hidrográfica do Pina, situada no bairro do Pina, na cidade do Recife.

O percurso foi realizado de Catamaran pela Bacia Hidrográfica do Pina, desta maneira,  os envolvidos acessaram à comunidade da Ilha de Deus.

Um dos focos da visita foi analisar a organização comunitária, e os seus aspectos sociais, históricos e culturais, percebidos de forma latente pelos estudantes do curso de Psicologia e Serviço Social. Além destes pontos, a preservação do meio ambiente foi uma das abordagens trabalhadas, com olhares atentos dos estudantes de Ciências Biológicas o que proporcionou ao grupo uma visão mais ampla ao despertar atenção para o desenvolvimento social, psicológico, sociológico e humano.

Com essa iniciativa, a FAINTVISA conseguiu promover uma maior integração entre os alunos tendo como foco a motivação para o processo da aprendizagem, que visa associar os conteúdos das disciplinas e a prática para uma boa formação cidadã, ética e profissional.

Ao final do dia, os alunos liderados pelos professores Gildo Ribeiro e Marcos Carneiro ainda foram a INFRAERO, onde se reuniram num auditório para um momento conclusivo e participativo que contou com a palestra da antropóloga e pesquisadora, Fátima Quintas, a qual contextualizou a relevância dos fenômenos sociais percebidos e analisados durante a ação com obras do escritor Gilberto Freyre, indo da Casa-Grande ao Sobrado (Casa-Grande Senzala e Sobrados e Mocambos).